Fratura de Lisfranc
O que é o Lisfranc?
O Lisfranc é um ligamento do pé que corre entre dois ossos chamado de cuneiforme medial e o segundo metatarsal. O nome vem do cirurgião francês Jacques Lisfranc de St. Martin (1790-1847), que foi o primeiro médico a descrever as lesões deste ligamento.
O que é a cirurgia de Lisfranc?
A ruptura do ligamento de Lisfranc pode levar à instabilidade e à ruptura das articulações no meio do pé. O objetivo da cirurgia é restaurar o alinhamento normal ao pé. Se a lesão resulta em um sutil desalinhamento dos ossos ou um deslocamento mais óbvio das articulações, a cirurgia destina-se a colocar os ossos de volta à sua posição original.
Quais sinais indicam que a cirurgia pode ser necessária?
A cirurgia para lesão de Lisfranc é indicada quando há deslocamento significativo das articulações do médio-pé com instabilidade. Mais comumente esse deslocamento é identificado no raio X. Tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas também podem ser úteis no diagnóstico. A cirurgia é necessária para realinhar e estabilizar as articulações. Algumas lesões podem exigir que o paciente tenha uma fusão das articulações, o que estimula os ossos a crescerem juntos nas áreas de cartilagem danificada.