Pé plano de crianças
O pé plano é uma condição fisiológica (normal) nas crianças até cerca de 8 anos de idade. O tratamento nesta fase inclui a orientação dos pais e cuidadores, orientações sobre calçados, exercícios de alongamentos e palmilhas, quando necessários.
Quando as crianças atingem idades maiores ( por volta dos 14/15 anos) e ainda apresentam o pé plano devemos avaliar outras deformidades, que são o valgo do calcanhar (calcanhar para fora), a abdução (antepé aponta para o lado de fora) e o equino (pé mais caído devido tendão de Aquiles encurtado).
Nesses casos, com outras deformidades associadas, a cirurgia de correção é indicada.
A principal (e em muitos casos, única cirurgia) é a osteotomia varizante de calcâneo, conhecida como Koutsougiannis. Outros procedimentos podem ser necessários tais como alongamento de Aquiles, osteotomias (tipo Evans), retensionamentos capsuloligamentares (cirurgia de Mosca) e retirada de enxertos ósseos (na crista ilíaca – osso da bacia).
Texto informativo aos pacientes sobre procedimentos cirúrgicos em pé e tornozelo. Devido às diferenças existentes entre as pessoas e as doenças a serem tratadas todas as técnicas podem sofrer modificações ou acréscimo de outros procedimentos.
Texto usa informações postadas no site da Academia Americana de Cirurgiões de Pé e Tornozelo (AOFAS), traduzidas e adaptadas para a população brasileira – veja mais em http://legacy.aofas.org/footcaremd/Pages/footcaremd.aspx (site em inglês)
Este texto não substitui uma consulta médica.